Foram muitas as atividades desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial da Alimentação - 16.outubro.2024
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação foi trabalhado em sala de aula, através da analise da Convenção dos Direitos das Crianças, o direito a ser cuidado e a um nível de vida digno, onde se inclui a alimentação - que deve ser saudável e equilibrada.
Numa altura em que muito se fala no risco de obesidade infantil torna-se fulcral reconhecer, nomear e distinguir os alimentos saudáveis desde tenra idade. Desta forma, as salas de pré-escolar trabalharam durante duas semanas intensivas a temática da alimentação saudável. Com a colaboração dos pais, foi possível explorar e degustar vários frutos característicos do Outono. Foi permitido que a criança cheirasse, tocasse e provasse os mais diversos frutos, tais como a romã, o dióspiro, a maçã, a pera, o marmelo, a castanha, entre tantos outros. Foi divertido aprender sobre a alimentação saudável através de histórias, canções, jogos, pinturas e da exploração de alimentos.
A brincar com a matemática: Através da comparação dos diversos frutos foi permitido às crianças adquirirem algumas noções de matemática. Afinal, aprender assim é super divertido!!!
Com base na artista plástica Carmen Miranda, os alunos foram convidados a construir o seu poster, construindo uma composição de colagens de alimentos saudáveis. Cumulativamente, foram introduzidos os conceitos e símbolos matemáticos (maior que, menor que e igual a), utilizando de forma didática os frutos de outono.
O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado na Escola Sede do Agrupamento, com exposição de Rodas de Alimentos e Pirâmides da Dieta Mediterrânica elaborados pelos alunos .
Durante a manhã, vários alunos fizeram a distribuição de maçãs à comunidade educativa, como sensibilização para a importância do consumo de fruta numa dieta saudável.