Biografia de Van Gogh

Vincent van Gogh é um artista de que todos ouvimos falar pelo menos uma vez na vida. Mas, obviamente, muitos poucos sabem algo sobre a história de vida deste pintor que foi crucial para a história das artes.

Nasceu a 30 de março de 1853 em Zundert, uma pequena vila nos Países Baixos. Filho de Theodorus van Gogh, um pastor protestante e Anna Cornelia Carbentus, teve uma infância solitária e melancólica.

Desde cedo, Van Gogh era reservado e com muito interesse por assuntos religiosos e por arte, embora a sua carreira artística não tenha começado de imediato.

Aos 16 anos, o pintor começou a trabalhar na Goupil & Cie, uma prestigiada galeria de arte em Haia, onde o seu tio trabalhava. Esta experiência introduziu-o no mundo da arte, mas rapidamente perdeu o interesse pelo trabalho comercial e foi demitido em 1876.

Depois de deixar o emprego, Vincent deciciu seguir a carreira religiosa, inspirado pelo pai. Em 1879, tornou-se missionário numa comunidade mineira na Bélgica, onde viveu em extrema pobreza para tentar aproximar-se das pessoas que servia. Entretanto, foi considerado muito radical na sua abordagem e foi expulso da missão.

Este período de sofrimento e reflexão fez com que Vincent abandonasse a carreira religiosa e, aos 27 anos, decidiu dedicar-se inteiramente à arte porque acreditava que a arte seria a sua forma de trazer consolo e significado à vida das pessoas.

Em 1880, Van Gogh começou a estudar arte seriamente, inspirado pelos camponeses e trabalhadores que tinha conhecido. As suas primeiras pinturas, como "OS comedores de batatas"(1885), (imagem ao lado), mostram pessoas humildes e são caracterizadas por tons escuros e sombrios. Estudou em Bruxelas e depois em Antuérpia, onde teve contato com as obras dos mestres flamengos.

Em 1886, Van Gogh mudou-se para Paris para viver com o irmão mais novo, Theo van Gogh, que era marchand de arte. Theo apoiou Vincent emocional e financeiramente ao longo de sua vida, sendo uma das figuras mais importantes na sua trajetória.

Em Paris, Van Gogh foi exposto ao impressionismo e ao pós- impressionismo, conhecendo artistas como Paul Gaugin, Toulouse-Lautrec e Camille Pissarro. Ele começou a adotar cores mais vivas e pinceladas mais soltas, abandonando as paletas escuras dos seus primeiros trabalhos, sendo assim um período crucial de transformação artística para ele.

Em 1888, na busca de paisagens mais vibrantes e inspiradoras, Vang Gogh deixou Paris e mudou-se para Arles, no sul da França, na busca de luz e paisagens mais vibrantes. Em Arles, o artista pintou algumas das suas obras mais famosas, como as séries de girassóis e paisagens de campos de trigo. Ele sonhava em criar uma comunidade artística no local e convidou o seu amigo Paul Gauguin para se juntar a ele.

Entretanto, a convivência entre os dois foi marcada por conflitos. E, em dezembro de 1888, após uma briga violenta com Gauguin, Van Gogh teve um colapso nervoso e cortou parte da orelha. Este episódio foi o início de um período intenso de crise mental.

Depois do acidente da orelha, o pintor internou-se voluntariamente no asilo de Saint-Paul- De-Mausole, em saint-Rémy-De- Provence, em 1889. E, mesmo no asilo, Van Gogh continuou a pintar incessantemente, inspirado pela paisagem ao seu redor. Foi nesse período que ele criou A Noite Estrelada, talvez a sua obra mais célebre, onde as suas pinceladas expressivas refletem o seu estado mental turbulento.

Em maio de 1890, Van Gogh mudou-se para Auvers-sur. Oise, perto de Paris, sob os cuidados do Dr.Paul Gachet. Foi nesse período que pintou cerca de 70 obras em pouco mais de dois meses, como o famoso Campo de Trigo com Corvos, que muitos consideram uma premonição da sua morte

No dia 27 de Julho de 1890, aos 37 anos, Van Gogh deu um tiro no próprio peito. Ele conseguiu sobreviver por dois dias, mas faleceu a 29 de julho do mesmo ano.

Acredita-se que o suicídio doi resultado de anos de luta com doenças mentais, incluindo depressão e espisódios psicóticos.

Van Gogh vendeu pouquíssimas obras em vida e morreu praticamente desconhecido. No entanto, o seu trabalho ganhou enorme reconhecimento no século XX. Este pintor de renome tornou-se um dos pintores mais influentes da história da arte, conhecido pela ousadia na escolha de cores, pinceladas e profundidade emocional nas suas obras.

Imagem: https://www.blueandwhitecompany.com/journal-entry/celebrating-the-birthday-of-vincent-van-gogh

Link pra o museu de Van Gogh: https://www.vangoghmuseum.nl/en

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top