Em Fevereiro, o Departamento de Educação Especial promoveu uma atividade, em articulação com o Museu Regional de Faro. Desta feita, a iniciativa centrou-se no âmbito das Artes, mais especificamente, da arquitetura e azulejaria, contando com a presença da técnica do referido museu, bem como com uma arquiteta especialista em restauro.
O convite para esta atividade foi estendido a todos os docentes interessados nesta área, bem como à turma do 6ºA.
Na primeira parte da sessão, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer não só aspetos da arte da azulejaria tipicamente portuguesa, como ainda lhes foi dado a conhecer o trabalho do famoso arquiteto algarvio Manuel Gomes da Costa, cujo vasto legado foi deixado também na cidade de Faro, onde faleceu aos 95 anos.
A sua obra arquitetónica espelha o “Movimento Modernista”, facto que se pode testemunhar nas várias casas e outras construções. Assim, neste contexto, os alunos foram convidados a construir um painel de acordo com a sua criatividade, a partir da cópia de um mosaico, que se encontra, atualmente, a revestir a parede lateral da gelataria “Chelsea” na baixa de Faro, obra deste arquiteto. Esta atividade de articulação entre a Educação Especial e a disciplina de Pintura culminou com a exposição deste painel, denominado “Azulejaria, Património e Geometria”, na Escola EB 2, 3 de Montenegro . Profª Liliana Bota