Canguru Matemático

No dia 26 de março, realizou-se na nossa escola o Canguru Matemático 2025. Participaram alunos do 2.º e 3.º ciclos. Este concurso consiste numa única prova, composta por um questionário de escolha múltipla com questões de dificuldade crescente.


Os principais objetivos do Canguru Matemático: Estimular o gosto e o estudo da Matemática, proporcionar momentos de diversão na resolução de problemas matemáticos, demonstrar que resolver desafios é uma conquista pessoal recompensadora e permitir que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina.
Em Portugal, a organização do concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).


Um pouco de história:
No início dos anos 80, Peter O'Halloran, professor de Matemática em Sydney, criou um concurso nacional deste género para escolas australianas, que rapidamente se tornou um grande sucesso. Em junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral de representantes de dez países europeus decidiu criar o "Canguru Matemático sem Fronteiras". Atualmente, a associação conta com representantes de 86 países e mais de seis milhões de participantes em todo o mundo. Portugal participou pela primeira vez neste concurso em 2005.

Cangurusala - Fátima Dias

 

Scroll to Top