Projeto 3 (3ºciclo)
"E lá em casa, quem trata das tarefas?"
Fomos ver o que os nossos meninos do primeiro ciclo pensam da divisão das tarefas domésticas. Também questionámos alguns adultos do nosso agrupamento.
ERASMUS+ La femme... Guiné-Bissau
Com a ajude de um voluntário, foi possível entrevistar 4 pessoas da Guiné-Bissau, sobre a situação da mulher nesse país. Assim, nestas entrevistas, podemos ouvir dois jovens, uma educadora e o representante da associação Protege. Esta associação é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, independente do Estado, com mais poderes públicos, que defende os direitos humanos, em particular mulher e criança.
Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Origem da Data
Novo Projeto ERASMUS+ “La femme dans le monde, le monde de la femme”
O Agrupamento de Escolas de Montenegro viu aprovada, mais uma vez, a sua candidatura a um novo projeto Erasmus+, Ação KA2, intitulado “La femme dans le monde, le monde de la femme”, pela Agência Erasmus+ Francesa.
Neste projeto estão envolvidos 5 países: Polónia, Roménia, Croácia e França com duas escolas.
No âmbito deste projeto, várias atividades serão desenvolvidas com o intuito de sensibilizar os nossos alunos para os direitos das mulheres. Também pretendemos:
• Sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para esta temática
• Incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Estreitar as relações interculturais;
• Apoiar o desenvolvimento de conteúdos, pedagogias e práticas inovadoras;
• Reforçar a qualidade e a dimensão europeia da formação de professores e da escola.
O Programa Erasmus+ tem como objetivo realçar a dimensão europeia no campo da educação, promovendo a mobilidade e cooperação entre escolas parceiras. As Parcerias Estratégicas visam projetos de colaboração que permitirão que as organizações parceiras possam trabalhar em conjunto, partilhando conhecimentos e materiais e refletir sobre temas/problemas comuns.
No âmbito deste projeto, estão previstas mobilidades a escolas parceiras, que permitirão alargar os conhecimentos culturais e o desenvolvimento de competências linguísticas. Os alunos para participarem nas mobilidades terão de estar inscritos no Clube Erasmus+ do Agrupamento. Deste grupo de trabalho, eles serão selecionados, de acordo com os seguintes critérios:
- o empenho revelado nas atividades do clube/projeto e na sua aprendizagem;
- o comportamento (pelo que não poderá ter participações disciplinares);
- a capacidade de interação e relacionamento;
- a capacidade de trabalhar em grupo;
- a criatividade.
A equipa do Projeto Erasmus+