Escritor vem à Escola...
Escritor vem à Escola...
José Sequeira Gonçalves
No passado dia 25 de fevereiro, os alunos do 8º ano assistiram a uma palestra sobre a intervenção de Portugal na 1ª Guerra Mundial, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Projeto Erasmus+.
O historiador algarvio, José Sequeira Gonçalves deslocou-se à nossa escola para falar das suas obras, e em particular do livro A Cruz de Portugal, e da pesquisa que realizou para escrever a obra.
Entre outros aspetos, focou a falta de preparação do Corpo Expedicionário Português, uma vez que só teve três meses de treino e as armas utilizadas nessa altura, que nem correspondiam às que iriam depois utilizar em França. A falta de informação em relação às razões que levaram Portugal a intervir na Primeira Guerra Mundial, a pobreza e a falta de imaginação dos cartazes apelando ao alistamento dos soldados; a pouca adequação do vestuário utilizado pelos nossos soldados nas trincheiras ( como é exemplo as botas não inadequadas ao tempo de chuva) foram outros aspetos revelados.
O escritor explicou ainda a razão pela qual não há muita informação disponível sobre as condições de vida dos nossos soldados nas trincheiras, o que se deve ao facto da sua correspondência ser censurada, razão pela qual pouca chegava ou, muitas vezes, tinham que arranjar estratagemas para que as notícias fossem fidedignas e chegassem aos seus entes queridos, por exemplo afirmando o contrário do que estavam a vivenciar. Uma aula diferente e apreciada pelos alunos que se envolveram no tema e aproveitaram a sua presença para colocar questões.